O São João

Info Geral

A História da Intervenção

Inspirada na noite de 23 para 24, o mural, com cerca de 40 mt, conta a história do desfile das marchas, com a saída inicial dos “tambores”, charanga dos bombeiros, à representação de diferentes marchas (de um passado distante até ao presente), terminando na alvorada, realizada na frente da câmara desta vila.

À frente da obra esteve a artista Andreia de Sousa, tendo os trabalhos sido iniciados em Maio, com a participação da equipa de produção do projeto e com um convidado especial: Bruno Sousa, a quem foi lançado o desafio de construir elementos escultóricos para fixação permanente no mural.

A História da Obra

É na freguesia da Ribeira Seca, em VFC, junto à quinta dos Curubás, que se situa uma pequena ermida, que homenageia o santo São João Batista.

Segundo a Sipa (Sistema de Informação para o Património Arquitectónico) a capela terá sido contruída no século XVI, tendo sobrevivido ao terramoto que arrasou VFC em 1522.

Contudo, a degradação tomou conta da Ermida, que durante anos não foi mais do que um punhado de pedras no chão, que delimitavam o local onde outrora a mesma se encontrava.

Em 2001, Rui Cabral encarrega-se da reconstrução da ermida histórica, local onde todos os anos, desde então, se celebra a missa de São João, no dia 24 de Junho, data escolhida para se celebrar o feriado municipal desta Vila.

A manutenção da ermida encontra-se hoje em dia a cargo da CMVFC, que gentilmente realizou os trabalhos de pintura e conservação das paredes exteriores para a receção da intervenção realizada no projeto.

Workshops

Foi criado um protocolo com a Casa do Povo de Vila Franca do Campo para oferecer um ciclo de workshops aos jovens das valências “Ludoteca-Roda Viva” e “Mosaico”.

Os workshops ocorrem no local da intervenção mural onde as crianças e jovens aprenderam a pintar a spray, a utilizar stencils e a finalizar os trabalhos em marcadores.

Cada jovem pude criar a sua própria Sardinha 3d inspirada no São João, tendo no final os trabalhos resultado na exposição colectiva “A Mini-Sardinhada”, apresentada no local da intervenção mural.

Localização

Ermida de São João, em Vila Franca do Campo, 9680

 

Galerias

Videos