Arte e Saúde Mental

Info Geral

A História da Intervenção

Celebra-se em Maio o mês da consciencialização para a Saúde Mental, tema que inspirou a 4º intervenção do projeto, situada na lateral da escola Básica e Secundária Armando Cortês Rodrigues.

Através de uma parceria com o gabinete de Ação Social desta câmara, juntamos forças para realçar a importância da Saúde Mental e da Arte como ferramenta para alcançar a mesma.

Durante o mês de Maio diversas iniciativas foram tomadas para reforçar a importância do auto-cuidado mental, junto da comunidade vilafranquense.

A História da Obra

“Só voa alto quem não tem medo de cair” é a mensagem deixada na obra realizada.

Asas são o símbolo escolhido, para que a comunidade se lembre que podemos voar com o poder da nossa mente.  Que os nossos sonhos são atingíveis e que só nós definimos as nossas próprias limitações.

A mente comanda o corpo, como diz o ditado: mente sã em corpo são.

Uma mente sã faz-se do auto-cuidado, de pensamentos felizes, de arriscarmos em nós mesmo e de acreditarmos nas nossas capacidades de construirmos uma vida feliz.

No mural é ainda possível ler diversos adjetivos, de neutralidade de género, que representam o que cada um de nós já é ou pode vir a ser:

Genial! Forte! Audaz! Corajoso! Gentil! Notável….

Workshops

Arte e Saúde Mental foi o tema selecionado para a 4º intervenção do projeto, tendo sido dinamizadas diversas atividades ligadas à temática.

Desde crianças com 3 anos até aos jovens de 18 anos, procuramos explorar conceitos como o auto-conhecimento, a resiliência, o temperamento, a identificação e exploração das emoções, entre outros, expressando os mesmos através da prática artística.

3 ciclos de workshops foram desenvolvidos, com os temas 1) ao encontro da paz, 2) as minhas emoções e o 3) Auto retrato do temperamento, com mais de 100 participantes.

As atividades desenvolvidas foram protocolados com as associações e instituições de Vila Franca do Campo, nomeadamente a Casa do Povo VFC (valência Mosaico e Ludoteca Roda Viva), Catl´s de São Pedro, Ponta Garça e Água d´Alto, CDIJ Pedras Seguras e agrupamento de escuteiros 436.

Localização

R. do Visconde da Palmeira 50-64, Vila Franca Do Campo.

Galerias

Autorretrato do temperamento

As emoções

Videos

Arte e Saúde Mental